Quem Somos

 

O Instituto Silvia Lane foi criado e é mantido por um grupo de profissionais que compartilham um projeto para a Psicologia: o projeto do Compromisso Social.
 
Estivemos juntos em várias empreitadas no campo da Psicologia e nos percebemos identificados no trabalho de transformação de sua inserção na sociedade brasileira.
 
Pela sua história, a profissão se instalou e se desenvolveu relacionada diretamente aos interesses das elites brasileiras.
 
A Psicologia esteve distante dos problemas e necessidades do povo brasileiro.
 
O projeto do Compromisso Social se coloca como uma alternativa para o desenvolvimento de uma Psicologia que trabalhe, a partir de seus saberes e fazeres, para a construção de melhores condições de vida para a maioria da população.

 
Por que Silvia Lane?
 
A professora Silvia Lane é outra coisa que temos em comum. Muitos de nós têm a sua formação e titulação ligada diretamente à professora; outros, não estiveram tão junto, mas dialogaram com suas produções e comungaram preocupações e projetos.

A professora Silvia Lane deveria compor nosso coletivo, pois foi convidada para isto em 2004 e aceitou. Mas sua morte prematura a afastou de nós e o Instituto foi criado somente após a sua morte, reafirmando seu nome como marca de nossa proposta.

 

 
Fundação
 
O Instituto foi criado no ano de 2007, na data de aniversário de Silvia Lane, 03 de fevereiro. Criado como uma instituição civil, de direito privado, sem fins lucrativos, com finalidade pública, apartidária, de caráter educativo, cultural, de assessoria e prestação de serviço, como afirmado no artigo 1o. de seus Estatutos.
 
Foi criado com o objetivo de contribuir para a construção de uma Psicologia e outras Ciências Humanas, de forma crítica e comprometida com as necessidades da maioria da população brasileira e com a construção de condições de vida digna para todos, como afirma o artigo 2o. de seus Estatutos.
Nossas atividades e objetivos
· Desenvolver cursos de aprimoramento de psicólogos e profissionais de áreas afins;
· Desenvolver pesquisas em Psicologia e Ciências Humanas;
· Realizar assessoria e consultoria a instituições privadas e públicas, pessoas físicas e jurídicas;
· Contribuir para a construção de políticas públicas;
· Publicar, distribuir e comercializar publicações em sua área de atuação;
· Manter o intercâmbio nacional e internacional de conhecimento no campo da Psicologia, prioritariamente na América Latina e países de língua portuguesa.
· Produzir eventos e captar patrocínios para atividades condizentes com suas finalidades.          
Estatuto
Os Estatutos do Instituto permitem conhecer suas finalidades, objetivos, natureza e possibilidades de intervenção. Os Estatutos estão registrados, permitindo uma condição regular ao Instituto.